.

.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Começando!


Vou dar início a este Blog falando sobre a Dislexia, pois sou disléxica e desde já quero deixar claro a razão de possíveis erros gramaticais que possam ser encontrados aqui.

 DISLEXIA


Apesar da assustadora impressão do termo, dislexia não é uma doença e não tem nada a ver com burrice.

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da linguagem: em leitura, soletração, escrita em diferentes graus, que são características evidenciadas em cerca de 80% dos disléxicos e não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária.

Acredita-se que mais de 20% das crianças tenham dislexia.
Mas calma que isto não quer dizer que seu filho seja menos inteligente, na verdade estudos comprovaram que muitos disléxicos apresentam um grau de inteligência superior ao da maioria da população.
É preciso que os pais e professores estejam sempre atentos para que percebam desde cedo se a criança tem ou não dislexia. Caso contrário é bem comum nesta fase de aprendizado que a dislexia seja confundida com preguiça ou falta de vontade de estudar.
Um dos sinais simples da dislexia é confundir letras do alfabeto ou sons das palavras.
Constatada a dislexia, é de extrema importância que a criança/adolescente/adulto tenham conhecimento do que se trata, pois a informação passada adiante elimina o pré conceito e evita que o disléxico seja prejudicado ou se torne mais um alvo de bullying na escola, trabalho ou em qualquer outro meio de convívio social.

Alguns dos maiores gênios, inventores e escritores são disléxicos!

Albert Einstein, Charles Darwin, Thomas Edson, Leonardo Da Vinci, o general francês Napoleão Bonaparte, Alexander Graham Bell, o ex-presidente americano George Washington, o ex-governador da cidade de Nova York Nelson Rockefeller, o incrível produtor e criador Walt Disney, a escritora Agatha Christie (autora de mais de 80 livros). No cinema temos Tom Cruise, Woopi Goldberg, Cher, Robin Williams, Danny Glover, Tracey Gold, Henry Winkler, Henry Ford, Quentin Tarantino e muitíssimos outros.

Antes de qualquer definição, DISLEXIA É UM JEITO DE SER E DE APRENDER; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente.

Alguns exemplos:

Albert Einstein
Quem foi: O maior físico do século 20, pai da teoria da relatividade.
Efeitos da dislexia: Começou a falar tarde, tinha raciocínio lento e baixo rendimento escolar. Só foi alfabetizado aos 9 anos.

Leonardo da Vinci
Quem foi: Cientista, artista, escultor e um dos pintores mais famosos do mundo, autor da Mona Lisa.
Efeitos da dislexia: Manuscritos acusam o distúrbio. Ele escrevia de trás para frente – traço característico de disléxicos canhotos.

Thomas Edison
Quem foi: Cientista do século 19, inventou a lâmpada incandescente.
Efeitos da dislexia: Era tido como mentalmente atrasado pelos professores. Sua mãe passou a educá-lo sozinha.

Agatha Christie
Quem foi: A mais famosa escritora policial de todos os tempos, autora de mais de 80 livros.
Efeitos da dislexia: Agatha não escrevia seus livros diretamente. Ela ditava as histórias para uma secretária ou usava um gravador.

General George Patton
Quem foi: Gênio militar da II Grande Guerra Mundial.
Efeitos da dislexia: Para ele, as letras impressas nas páginas pareciam-lhe de cabeça para baixo ou impressas em sentido de direção reversa. A esposa de Patton corrigia sua soletração, sua pontuação e sua gramática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário